A franquia CSI foi uma das mais bem sucedidas da história da televisão americana. Com o cancelamento do seu terceiro spinoff, CSI: Cyber, pela emissora CBS, a marca encerra 16 anos de trabalho, deixando um legado sem igual para as séries procedurais. Listamos algumas curiosidades sobre as séries.
1. CSI: Investigação Criminal foi a série mais assistida do ano 2000. Sua temporada de estreia alcançou 20,8 milhões de espectadores.
2. Durante 16 anos, CSI, CSI: NY, CSI: Miami e CSI: Cyber acumularam 778 episódios.
3. Antes de ter sido oferecida à CBS, o criador Anthony E. Zuiker levou o piloto à ABC, mas a emissora classificou a série como “confusa demais para o espectador comum”.
4. No dia 4 de março de 2015, CSI: Investigação Criminal quebrou o recorde no Guinness de programa de tevê com maior exibição simultânea. Foram 171 países (incluindo o Brasil) para comemorar os 15 anos da franquia. O dia foi declarado “Dia Mundial de CSI”.
5. Enquanto filmavam um episódio de CSI: NY, a equipe encontrou um corpo mumificado no apartamento debaixo do que se passava a cena. Eles usaram a história em Not What It Looks Like, episódio da terceira temporada no qual uma mulher que estava desaparecida é encontrada mumificada em um apartamento abandonado.
6. CSI: Miami foi criado porque a CSB acreditava que, com o sucesso da série original, logo iam começar a surgir cópias de outras emissoras. Então eles resolveram ser os primeiros a se copiarem.
7. Muitas vezes eles usavam comida para criar os machucados nos corpos. Por exemplo, peito de frango grelhado era usado para simular pele queimada.
8. Em 18 de novembro de 2004, o centésimo episódio de CSI foi exibido, se tornando o mais visto da franquia, com 31,46 milhões de espectadores.
9. CSI: Miami foi o único da franquia a não ter um ator indicado ao Oscar no elenco. CSI tinha Laurence Fishburn, CSI: NY tinha Gary Sinise e CSI: Cyber tinha Patricia Arquette.
10. Patricia Arquette foi a primeira mulher do elenco de todos os CSI a ter o nome veiculado em todas as peças de publicidade.
11. Muita gente famosa deixou sua marca nesses 16 anos. Quentin Tarantino dirigiu o finale da quinta temporada de CSI, na qual Nick (George Eads) é enterrado vivo. Outras participações especiais incluíram Taylor Swift, que interpretou uma adolescente assassinada em um episódio de 2009, e Justin Bieber.
12. Em abril de 2016, uma fã da série ajudou a polícia a resolver um homicídio na Espanha. Enquanto os detetives acreditavam ser uma overdose de drogas, Carmen Moreno recolheu provas ao redor do corpo que mais tarde provaram que a vítima tinha morrido devido à consequências de um estupro.
13. Todos os equipamentos eram verdadeiros e funcionais, e o valor do conjunto chegava na casa dos milhões de dólares.
14. Em uma virada irônica, o set de CSI foi assaltado uma vez. Apesar de ter alguns dos equipamentos mais sofisticados do mundo, eles nunca acharam os ladrões.
15. Junto com outras séries policiais, a franquia gerou o que ficou conhecido entre pesquisadores como “Efeito CSI” ou “Síndrome CSI”, na qual a televisão influenciava a percepção do público sobre a eficiência da ciência forense. Por exemplo, estatisticamente os jurados de um julgamento passaram a pedir mais provas forenses para a promotoria.
16. Houve um aumento da procura por cursos de Criminalística nas universidades americanas desde o início da franquia.
Vamos sentir saudades, CSI.