O Fabuloso Crème Brûlée de Amélie Poulain

260073-970x600-1

Comer é muito bom. Assistir a um bom filme, também. As duas coisas juntas é melhor ainda! Todas as cenas que mostram algum prato não só me dão água na boca, mas me despertam uma vontade imensa de preparar e experimentar o que está sendo mostrado. E para começar, nada melhor do que uma sobremesa clássica francesa que marca presença no filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

O início do longa nos mostra que Amélie é uma jovem que cultiva o gosto por pequenos prazeres: jogar pedras no Canal St. Martin, mergulhar a mão em sacos de grãos e furar o crème brûlée com uma colher. Garanto que você compartilha com Amélie algum dos seus pequenos prazeres. Pode até ser que você não ache graça em jogar pedras no lago ou mergulhar a mão em um saco de grãos, mas duvido que resista a esta deliciosa sobremesa.

Essa receita é para aquele que gosta de cozinhar mas não gosta de lavar a louça, é também para aquele que morre de preguiça da cozinha e também para aquele que não tem uma cozinha bem equipada daquelas que a gente vê na tevê. Sofisticado, de preparo simples, faz pouca bagunça na cozinha, essa sobremesa é só elogios!

Vamos lá:

Crème Brûlée

IMG_1416

Serve 6 porções

Gasta 10 minutos do seu tempo + 35 minutos de forno + 2 horas de geladeira

Para preparar essa sobremesa você vai precisar de

– 5 gemas

– 150g de açúcar

– 500 ml de creme de leite fresco

– 1 colher de chá de essência de baunilha

Antes de começar, coloque a trilha sonora do filme para você entrar no clima!

(depois aproveita e lê o Ouvindo o Filme sobre essa maravilha das trilhas)

1. Acenda o forno a 180 ˚C

2. Leve uma panela com água ao fogo e deixe ferver

3. Na batedeira, coloque as gemas e o açúcar e bata em velocidade máxima até obter um creme claro

4. Misture cuidadosamente a baunilha e o creme de leite às gemas

5. Em uma assadeira, coloque seis tigelas. Antes de dividir o creme entre as tigelas, passe-o em uma peneira para tirar espuma e obter um creme bem lisinho.

6. Antes de colocar o refratário no forno, derrame a água quente sobre a assadeira, com bastante cuidado para não molhar o creme. Asse em banho-maria até que as bordas estejam firmes e o meio mole. No meu forno demorou 35 minutos.

7. Retire do forno e imediatamente remova as tigelas do banho-maria, deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos 2 horas.

8. Na hora de servir, polvilhe açúcar igualmente sobre a superfície do creme. Aqueça uma colher sobre a chama do fogão e use as costas da colher para derreter o açúcar, mas tome cuidado para não o queimar. Sirva em seguida.

Algumas dicas pra você:

– O creme de leite fresco pode ser substituído por duas caixinhas de creme de leite mais 50ml de leite. Misture em uma panela e aqueça até ferver. Deixe esfriar e comece a preparação. A única diferença é que o tempo de forno vai ser um pouquinho maior.

– Para dar um sabor diferenciado, aqueça o creme de leite com o ingrediente que escolher (fatias de gengibre, casca de limão ou laranja). Quando começar a ferver, desligue. Depois de esfriar, retire o ingrediente usado e comece o preparo da receita.

Bon apetit!

Quem escreveu

Magno Tairone
A cozinha é o seu laboratório. Não fica satisfeito em simplesmente assistir ao filme, não sossega enquanto não preparar e experimentar aquele prato apetitoso que apareceu na cena. Acredita que comer o mesmo que o personagem está comendo traz o expectador para mais próximo da obra. Já quase destruiu a cozinha tentando fazer churros mas, como entende um pouco de estatística, estima que 95% de tudo que ele cozinha é funciona bem, mas sempre tem aquele 5% que não sai como o planejado. Desde a entrada até a sobremesa, enquanto tem ingredientes, ele está cozinhando!