11 filmes nacionais que estreiam em 2014

4

O cinema brasileiro sofreu uma “repaginada” nos últimos anos. Oito das dez maiores bilheterias de 2013 foram comédias, e não podemos negar que o Brasil tem força no gênero. Mas apesar das gargalhadas terem prioridade na produção e no consumo, o público também dá espaço para tramas mais ousadas e complexas, o que reitera a vontade de crescer da indústria. A nossa Hollywood ainda é um bebê, mas engatinha em busca de um futuro promissor. Conheça 11 filmes que estarão nas telonas esse ano e que são aposta no país e lá fora.

 

Confissões de Adolescente

1

De Daniel Filho. Com Cássio Gabus Mendes, Sophia Abrahão, Isabella Camero, Malu Rodrigues e Clara Tiezzi.

Estreou 10 de janeiro (É correr pros cinemas ou esperar o DVD)

Baseado na série de tevê, exibida entre 1994 e 1996, e no romance de mesmo nome, de Maria Mariana, Confissões de Adolescente segue a vida das quatro irmãs – Tina, Bianca, Alice e Karina – que precisam lidar com todas as confusões da idade e, ao mesmo tempo, ajudar o pai, que está passando por dificuldades financeiras. Para os nostálgicos, o elenco original da série, composto por Deborah Secco, a própria Maria Mariana, Georgiana Góes e Daniele Valente, também tem participação no filme.

 

Quando Eu Era Vivo

2

De Marco Dutra. Com Antônio Fagundes, Sandy Leah, Marat Descartes, Tuna Dwek e Lourenço Mutarelli

Estreou 31 de janeiro

Exemplo raro de filme de horror brasileiro, Quando Eu Era Vivo é uma adaptação do romance A Arte de Produzir Efeito Sem Causa, do escritor e ator Lourenço Mutarelli. O drama fantástico conta a história de Júnior (Descartes). Ao voltar para casa da família, ele desenvolve uma estranha obsessão pelo passado e acaba perdendo-se nos seus próprios delírios. Com boas referências ao terror hollywoodiano e um elenco que funciona (não se deixe enganar: Sandy cumpre bem o que lhe é pedido), o filme vem recebendo boas críticas e pode abrir caminho para o fortalecimento do gênero no Brasil.

Trailer:

 

Eles Voltam

3

De Marcelo Lordello. Com Maria Luiza Tavares, GeorgioKokkosi, Elayne de Moura e Mauricéia Conceição

Estreia: 7 de março

Os irmãos Cris (Tavares) e Peu (Kokkosi) são abandonados em uma estrada pelos pais, que estão cansados das brigas entre os dois adolescentes. Após Peu partir em busca de um posto de gasolina e não voltar mais, Cris resolve fazer sozinha o caminho para casa. No percurso, ela conhece uma realidade bem diferente da dela, a diversidade social que provoca medo e desconfiança na menina de família rica. O drama venceu três prêmios no Festival de Brasília, incluindo melhor atriz para Maria Luiza Tavares.

Trailer:

 

Alemão

4

De José Eduardo Belmonte. Com Caio Blat, Cauã Reymond, Antônio Fagundes, Gabriel Braga Nunes e Otávio Müller

Estreia: 14 de março

Baseado em fatos recentes, a trama se passa nos dias tensos que antecederam a ocupação policial do Complexo do Alemão, uma das maiores favelas do Rio de Janeiro, em novembro de 2010. Cinco policiais se infiltram na comunidade para elaborar o plano de invasão do Alemão, mas os traficantes descobrem a operação secreta e começam uma busca incessante para eliminar os adversários, que têm apenas 48 horas para conseguir sair do local.

Trailer:

 

Tim Maia

5

De Mauro Lima. Com Babu Santana, Robson Nunes, Alinne Moraes e Cauã Reymond

Estreia: 21 de março

Adaptado do best-seller Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia, de Nelson Motta, a cinebiografia do cantor cobre desde a sua adolescência até o auge da carreira, incluindo a passagem dele pelos Estados Unidos. Na primeira fase, o cantor é interpretado por Robson Nunes, que já viveu o mesmo papel no especial da Globo Por Toda a Minha Vida. Já na época do blackpower, Babu Santana assume o desafio de encarnar o músico. Uma coisa é certa: a trilha sonora não vai decepcionar!

 

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

6

De Daniel Ribeiro. Com Guilherme Lobo, Tess Amorim e Fábio Audi

Estreia: 28 de março

Releitura do curta independente Eu Não Quero Voltar Sozinho, o longa conta a jornada de Leo, um jovem cego que precisa redescobrir sua forma de ver o mundo quando se apaixona por Gabriel, aluno novo na escola. Desejando sua independência, Leo se empenha em mostrar para a melhor amiga Giovana e a mãe superprotetora que sua cegueira não é uma limitação para seus sonhos. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho estreou no Festival de Berlim e levou o prêmio da crítica, além do prêmio Teddy, destinado a filmes com temática homossexual.

O curta pode ser assistido na íntegra no Youtube.

Trailer:

 

Entre Nós

7

De Paulo Morelli. Com Caio Blat, Carolina Dieckmann, Maria Ribeiro, Paulo Vilhena, Júlio Andrade e Martha Nowill

Estreia: 28 de março

Em 1992, um grupo de amigos se reúne em um sítio para escrever cartas que serão abertas dez anos depois. Em 2002, eles voltam a se ver, mas a tragédia que os atingiu no último encontro traz segredos e desilusões. Com influência de Woody Allen e John Cassavetes, o drama foge um pouco do painel atual do cinema brasileiro e foca em personagens mais complexos, que discutem assuntos contemporâneos e sérios.

Trailer:

 

Os Dias Com Ele

8

De Maria Clara Escobar. Com Carlos Henrique Escobar, Ana Sachetti Escobar, Emilio Sanchetti e Maria Clara Escobar

Estreia: abril

Maria Clara, filha de Carlos Henrique Escobar, senta com o filósofo, dramaturgo e professor para mergulhar em um passado triste e cheio de lacunas. Ele, intelectual preso e torturado durante a ditadura militar, fala pela primeira vez de suas lembranças daqueles tempos. O documentário foi apresentado na mostra de Tiradentes, na qual levou o Prêmio da Crítica, do Júri Jovem e do Itamaraty.

Trailer:

 

Praia do Futuro

9

De Karim Ainouz. Com Wagner Moura, ClemensSchick e Jesuita Barbosa

Estreia: 1 de maio

Wagner Moura é Donato, salva-vidas na Praia do Futuro, em Fortaleza. Seu irmão Ayrton é um sonhador que admira o irmão por arriscar sua vida no mar. Quando um homem morre afogado no turno de Donato, ele conhece o alemão Konrad, piloto de motos. Juntos, eles partem para Berlim sem deixar notícias. Anos mais tarde, Aryton vai atrás do irmão para um acerto de contas. O longa foi apresentado no Festival de Berlim e recebeu críticas mistas, mas há expectativas ainda de que conquiste o público brasileiro com as boas atuações e uma ótima trilha sonora.

Trailer:

 

O Vendedor de Passados

11

De Lula Buarque de Hollanda. Com Lázaro Ramos, Alline Moraes, Odilon Wagner e Mayana Veiga

Estreia: 9 de maio

Adaptação do romance homônimo do angolano José Eduardo Agualusa, a trama segue Vicente, que ganha dinheiro vendendo passados. Explicamos: ele inventa a vida antiga de pessoas, com fotos, vídeos e documentos. Daí, entrega uma nova história para os que se tornam seus clientes.  A própria vida de Vicente muda quando ele conhece uma mulher misteriosa, que lhe encomenda um passado sem nada dizer sobre si. Numa relação surpreendente com este trabalho, Vicente começa a se envolver com a personagem que ele mesmo criou. Pronto desde 2012, só agora O Vendedor de Passados conseguiu a parceria para ser distribuído no circuito comercial.

 

Acorda Brasil

12

De Sérgio Machado. C om Lázaro Ramos, Taís Araújo, Sandra Corveloni e Fernanda de Freitas

Estreia: 28 de novembro

Laerte (Lázaro Ramos) é um talentoso violinista que, após frustradas tentativas de integrar a Orquestra Sinfônica de São Paulo, se vê obrigado a dar aulas de música para uma turma de adolescentes de Heliópolis. Nesse caminho, as dificuldades são muitas, mas o poder transformador da música e da amizade que surge entre eles faz com que o professor e os alunos encontrem um novo lugar no mundo.

Quem escreveu

Ana Carolina Nicolau
Uma caneca de café e um computador fazem meu mundo rodar. Criei o Take148 porque as consequências criativas da cafeína precisam ser compartilhadas. Eternamente dividida entre a televisão e o cinema. Tenho um diploma em Matemática, mas até agora ele só serviu pra me fazer parecer foda. Não que seja mentira.
  • Anônimo

    E bom de mais as pessoa dando os filmes Brasileiro